CAMPEÃO MATUTINO DA VILA MARIA 1.952
O Bandeira participou desse campeonato, promovido pelo Partido Social Progressista (PSP) de Vila Maria. O troféu levava o nome de seu patrono, o político Hugo Borghi, e a disputa dividia times da Vila Maria Alta e Vila Maria Baixa, nos períodos matutino e vespertino. Quase todos os times se reforçaram para essa disputa, que reuniu só timaços. Eis o relato de algumas das partidas (semifinal e finais):
VILA ELZA X BANDEIRA PAULISTA
Estes dois times chegaram à semifinal. Domingo, onze horas da manhã, campo do Vila Elza. O Bandeira vinha com Arouca (na verdade, Araca, o Osvaldo, irmão do Álvaro, que tomamos a liberdade de corrigir), Álvaro, Amândio, Hélio, Haroldo, Nelson, Buco, Ceguinho, Nico e outros. Por outro lado, no Vila Elza desfilaram: Pelado, Abílio Peré, Preá, Milionário.
O primeiro tempo termina com 1X0, pró Bandeira, gol de falta convertida por Hélio. No segundo tempo uma boa tabela entre Buco e Ceguinho deixa este na cara do gol e não dá outra: Bandeira 2X0.
O Vila Elza faz seu gol através de Abílio, mas com outro gol de Hélio, desta vez de pênalti, o Bandeira fecha o placar vencendo por 3X1.
FLAMENGO X BANDEIRA PAULISTA
Grande final, decisão do torneio, campo do Flamengo completamente lotado! O Bandeira apresentou o mesmo time da semifinal e o Flamengo tinha valores como Zé Bolinha, Sono, Vavá, Armandinho, Leopoldo, Mulata, Milton e outros.
O Bandeira marca primeiro com Buco de cabeça. Leopoldo empata para o Flamengo, e o primeiro tempo termina em 1X1. Hélio cobrando falta desempata para o Bandeira. Paulinho Mulata empata novamente.
Faltando cinco minutos para o término da partida, Buco visita de novo a rede adversária fazendo 3X2.
Toda a torcida invade o campo para comemorar: Bandeira Paulista FC, campeão matutino da Vila Maria Baixa..
FLOR DA MOCIDADE X BANDEIRA PAULISTA
Jogo realizado no campo do Ypiranguinha, o Flor campeão matutino da Vila Maria Alta enfrenta o Bandeira. Portanto, era hora do confronto que indicaria o campeão matutino da Vila Maria (Alta e Baixa). O Flor tinha uma grande torcida e era um time de briga. O Bandeira só trocou seu lateral esquerdo (Álvaro) pelo Toninho Músico. O Flor estava completo, tendo entre outros o Palmér, que foi titular do Corinthians na linha média Palmér, Hélio e Aleixo.
O primeiro tempo acusou 2X0 pró Bandeira, gols de Nico e Ceguinho. Buco, logo no começo do segundo tempo faz 3X0, e o mesmo Buco marca mais dois gols. Final, goleada de 5X0.
BANDEIRA PAULISTA FC: CAMPEÃO MATUTINO DA VILA MARIA – 1.952
Nesse dia, a Antônio Fonseca era só festa e alegria.
Fonte: Livro “O Segundo Chute” de Walter Scott Vicentini, baseado em depoimento fornecido ao autor por José Maria Costa, nosso grande amigo e BANDEIRANTE de quatro costados, o “GICA”.
Abaixo, fotos com o time do BANDEIRA, em jogo da entrega das faixas do título:
Da esquerda para direita:
Álvaro, Nico, Osvaldo Araca, Hélio, Buco, Dinho, Ceguinho, Nelson, Raimundo, Arthurinho,
Toninho, Amândio, Orlando Hungarez, Sérgia (madrinha) e Toureirinho (mascote).
Em pé: Osvaldo Araca, Amândio, Arthurinho, Álvaro, Hélio, Toninho, Dinho, Orlando Hungarez e Anthero (técnico);
Agachados: Raimundo, Nelson, Buco, Ceguinho e Nico.
Os irmãos: Nico, Álvaro e Osvaldo Araca.
Ficha de inscrição do Buco