Voltar

 

Murfa

O Bandeira Paulista FC revelou e teve em suas fileiras grandes jogadores, alguns que chegaram até a se profissionalizar.
Um deles é o MURFA, José Augusto Lopes, nascido em 27 de janeiro de 1.938. Nasceu e se criou na Vila Maria, começou a jogar nos infantis do Bandeira com 12 anos. Passou a jogar no EXTRA com 14 anos.

Nessa época, o Ângelo o levou para fazer testes na Portuguesa de Desportos. Já no primeiro teste foi aprovado e convidado a fazer parte das categorias de base do clube. Foi encaminhado para a antiga sede da LUSA, na Rua São Bento, para tirar fotos e preencher as fichas de registro na FPF - Federação Paulista de Futebol, ficando assim com condições de registro legais para poder atuar pelo clube nos campeonatos organizados pela FPF.

Ficando dois anos na Portuguesa, fez parte do time que foi Bicampeão Paulista em 1.954 (campeão do IV Centenário), atuando inclusive na partida final, realizada no Parque São Jorge contra o Ypiranga (que tinha em seu time  jogadores como Parada e Ariston), vencida por 1X0, gol de Carlos. Era conhecido na Portuguesa como Lopes.

Em 1.956 foi para o São Paulo Futebol Clube, ficando em suas categorias de base pelo período de um ano. Chegou a atuar como profissional no time da cidade de Santa Branca, disputando as divisões de acesso do futebol paulista ao lado do Didi e do Buco, também jogadores saídos do Bandeira.

Após essa fase, voltou para São Paulo e jogou em diversos clubes varzeanos, tais como: Sampaio Moreira (onde foi campeão varzeano em 1.958), Benfica (onde fez parte do time que teve “figurinhas” dos times varzeanos publicadas, como hoje existem as da Copa do Mundo, Campeonato Brasileiro, etc), Vila Maria, Nova Neuza, Cachoeira, União dos Operários, Ginástico Paulista, Flamengo, 13 de Janeiro, XI Paulista, Duque de Caxias, Cerejeira, Moicano, Palestra da Penha, Paulista de Guarulhos, Palmeiras de Guarulhos, Indiano e Associação Atlética da Guarda Civil.

Em todas essas equipes sempre jogou com empenho, como era praxe nessa época, mas conforme nos declarou, o coração; Ah o coração; o coração sempre foi do Bandeira Paulista FC, onde jogou por mais de dez anos.

Abaixo, fotos do BANDEIRA PAULISTA FC, com o Murfa em início de carreira e já veterano.

Em pé: Ceci, Gicão, Mané, Cardosinho, Edir, Rubens Granja, Toninho, Azulão e Zequinha;
Agachados: Ceguinho, Nelson, Bento, Murfa e Nelsinho.

 

Em pé: Felão, Queta, Amândio, Humberto, Haroldo, Arthurinho, Gica e Agostinho;
Agachados: Nandinho, Murfa, Bento, Getúlio, Rubens Velha e Gicão.

 

Em pé: Lobé, Paulo, Ariovaldo, Adolfinho, Euzébio e Manézinho;
Agachados: Getúlio, Douglas, Bikika, Murfa e Ferreirinha.

 

Abaixo, foto do time da Associação Portuguesa de Desportos, campeão paulista do IV Centenário em 1.954, em jogo comemorativo de entrega das faixas, realizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho.

Em pé: Valter (massagista), Vagner, Cesar, Nena, Mojica, Magno, Santos, Carrega (técnico) e Abilio (diretor);
Agachados: Amaral, Orlando, Carlos, Getúlio e Lopes (MURFA).

 

Murfa


Faixa de campeão



Ficha de inscrição da Federação Paulista de Futebol

 


Foto com o álbum de figurinhas do Benfica da Vila Maria.